A 23ª Conferência Anual da Associação Internacional de Centros de Manutenção da Paz (IAPTC - sigla em inglês) ocorreu de 11 a 14 de setembro, na cidade do Cairo, Egito. Organizado pelo Centro Internacional do Cairo para Resolução de Conflitos, Manutenção da Paz e Construção da Paz (CCCPA), o evento contou com representantes do Ministério da Defesa (MD), do Comando de Operações Terrestres (COTER) e do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB).

O objetivo da conferência foi promover um fórum de discussão e troca de experiências entre os diversos organismos internacionais, instituições civis e acadêmicas, centros de operações de paz e especialistas envolvidos em operações de paz e de gerenciamento de crises.

A delegação do Brasil foi integrada pelo general Anísio David de Oliveira Junior, 3º subchefe do Comando de Operações Terrestres (COTER), do Exército Brasileiro (ex-presidente da Associação); coronel Átila Gonçalves Torres Junior, representante da Subchefia de Operações de Paz, do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), do MD; coronel Carlos Augusto Ramires Teixeira, comandante do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), organização também do Exército, mas vinculada ao Ministério.

No total, mais de 100 organizações e cerca de 250 pessoas participaram do evento, que apresentou ainda o Ideas Bazaar, uma exposição dos Centros de Operação de Paz Mundiais. O Brasil também foi retratado em uma galeria de quadros, montada pelo Centro Internacional do Cairo.

IAPTC

Em 1995, ocorreu, no Canadá, a primeira reunião da Associação Internacional dos Centros de Treinamento para Operações de Manutenção de Paz da ONU, a IAPTC. Naquela ocasião, 21 instituições representavam o interesse de 13 diferentes países no estudo e no treinamento para missões de paz.

Hoje, a Associação discute de forma legítima, com representatividade global e com grande propriedade, uma gama de assuntos relacionados a operações de paz.

Em 2015, a 21ª IAPTC foi realizada, pela primeira vez, no Brasil. Na ocasião, sob a coordenação do Ministério da Defesa, reuniram-se mais de 200 participantes de 52 países.

A conferência deste ano permitiu a passagem da presidência atual da Bósnia e Herzegovina para o Egito, que presidirá o evento em 2018, na Nova Zelândia.

 
CCOPAB

O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil, localizado no Rio de Janeiro (RJ), apoia a preparação de militares, policiais e civis brasileiros e de nações amigas para missões de paz e desminagem humanitária.

O Centro está vinculado diretamente ao MD, porém permanece subordinado ao Exército Brasileiro. Esta organização é vinculada também ao COTER, para efeito de planejamento, orientação e supervisão das atividades de instrução e adestramento, bem como, ao Departamento de Educação e Cultura do Exército, para efeito de orientação técnico-pedagógica.

 

Fonte: defesa.gov.br