Parcerias estratégicas entre ministérios e Forças Armadas do Brasil e da Alemanha foram o foco da reunião do ministro da Defesa, interino, Joaquim Silva e Luna, com o embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Witschel, na tarde da quarta-feira (9), na sede da Pasta. Durante o encontro, o ministro Silva e Luna lembrou que o ministério já desenvolve uma série de atividades e intercâmbios que solidificam a relação entre os dois países.

O embaixador George Witschel ressaltou que, hoje, há uma tradicional relação com a Marinha do Brasil. Atualmente, a Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL) possui navios de diversas nacionalidades, sendo um da Alemanha.

Na ocasião, foi levantada a possibilidade de haver outros mecanismos de reuniões com a Alemanha, como o modelo 2+ 2 de consulta e avaliação estratégica entre os ministérios da Defesa, Relações Exteriores e de outros países. Para o embaixador da Alemanha no Brasil será uma grande oportunidade de aprofundar os assuntos de defesa e segurança.

Por fim, o ministro Silva e Luna e o embaixador George Witschel reafirmaram a cooperação existente entre as áreas de defesa dos países amigos, desenvolvida desde de 2009, em diversas atividades, que incluem a base industrial de defesa, importantes para o desenvolvimento de novas tecnologias e inovações.

Fuente: defesa.gov.br