Coleção reúne documentos sobre política internacional de 1920 a 2010 (Foto: Nigel Reed QEDimages/Alamy)

Conhecer e se aprofundar em temas internacionais é indispensável para muitos profissionais, como diplomatas, economistas, investidores, antropólogos, sociólogos e tantos outros. Também é relevante para a população de modo geral, uma vez que amplia a contextualização de alguns fatos e permite que o cidadão tenha maior lucidez sobre o que acontece no Brasil. Nessa direção, o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) indexa a base de dados Chatham House Online Archive.

O conteúdo reúne uma coleção de publicações e arquivos do Instituto Real de Assuntos Internacionais (Royal Institute of International Affairs) – a Chatham House, que é uma fundação de assuntos de política internacional fundado em 1920 após a Conferência de Paz de Paris. O material em texto completo tem aproximadamente 500 mil páginas de documentos sobre política internacional, com relatórios, textos de conferências, monografias, folhetos e artigos de periódicos como “International Affairs” e “World Today”.

Estão disponíveis para consulta análises e pesquisas, assim como debates e discursos relacionados a reflexões sobre questões internacionais do instituto em quase 100 anos de eventos globais. Inclui insights de bastidores sobre motivações, impedimentos, influências e quebras de acordos desde 1920 até 2010 (partes I e II da coleção). O conteúdo é dedicado especialmente a pesquisadores ligados às áreas de relações internacionais, economia, direito, negócios, diplomacia, segurança e terrorismo, ambiente e desenvolvimento de estudos sobre situações de guerra e paz. 

Ao acessar a Chatham House pelo Portal de Periódicos, os usuários encontram uma página inicial em português com descrição do material e possibilidade de explorar o conteúdo por assunto (negócios e comércio, comunicações e mídia, meio ambiente e recursos, segurança internacional, guerra e conflito, ideologia e diplomacia, entre outros) ou região. O menu dispõe ainda de pesquisa avançada, onde é possível aplicar diversos filtros, e procura facetada, com listas de regiões, países, assuntos, publicações, autores e anos disponíveis.

A base de dados é responsabilidade da editora Gale e é ofertada gratuitamente pela CAPES a todos os brasileiros com acesso à internet, sem necessidade de ter vínculo com instituições participantes do Portal de Periódicos. A plataforma pode ser localizada pela opção buscar base, inserindo o termo de pesquisa “Chatham House Online Archive”.

A reprodução parcial ou total de notícias é autorizada desde que seja citada a fonte: "Portal de Periódicos da CAPES”