Brasília, 28/02/2019 – O Brasil, a Defesa e as Forças Armadas foi o tema da aula magna proferida pelo ministro da Defesa, Fernando Azevedo, nesta quinta-feira, 28. A palestra foi proferida na abertura do ano letivo de 2019 do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE) da Escola Superior de Guerra (ESG).


Aos 83 estagiários militares e civis presentes, sendo quatro de nações amigas, Fernando Azevedo discorreu sobre a história do Brasil. Ele abordou desde o estabelecimento de fronteiras, passando pelos conflitos armados que ocorreram durante os séculos, até chegar ao cenário atual, com a ascensão das mídias sociais e uma nova conjuntura internacional.

O ministro ressaltou a importância das Forças Armadas em um país como o Brasil, com dimensões continentais, e citou o Barão do Rio Branco, que repetia: “Nenhum Estado pode ser pacífico sem ser forte”. A confiança da população nas Forças, com 83% de taxa, também foi destacada.

O ministro enfatizou à plateia de estagiários que a ESG é muita rica em tradição e que o intercâmbio ocasionado pela convivência diária é a essência do curso. O representante da turma “ESG 70 Anos – Pátria Amada Brasil”, o Capitão-de-Mar-e-Guerra Góis, agradeceu a presença do ministro e uma lembrança institucional em nome da turma e do comandante da escola, General Decio Luis Schons. 

No mesmo dia, mais cedo, os estagiários do CAEPE se apresentaram para o comandante da ESG e assistiram palestra proferida por ele sobre a missão, a estrutura, a função e os objetivos de cada curso oferecido atualmente pela instituição. 

A aula magna ainda foi prestigiada pelo subcomandante da ESG, Almirante Carlos Frederico Carneiro Primo, o chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, general Mauro Cesar Lorena Cid, o chefe de Logística e Mobilização do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, general Laerte de Souza Santos, o diretor-geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo Brigadeiro Jefferson Domingues de Freitas, o ex-comandante da ESG Almirante Hernani Goulart Fortuna, o assistente militar da Aeronáutica na ESG e diretor do CAEPE, Brigadeiro Ronaldo Yuan, o assistente militar do Exército, General José Ricardo Vendramin Nunes, o assistente militar da Marinha, o Almirante Marcio de Vasconcellos Rocha, e demais oficiais generais convidados.

Fuente: https://www.defesa.gov.br/noticias/53321-papel-das-forcas-armada-na-defesa-do-brasil-e-tema-de-aula-inaugural-de-curso-da-escola-superior-de-guerra